Corpore Incorporadora

blog

Portal Corpore <

Como montar um jardim de inverno no seu apartamento

Já imaginou começar o dia tomando aquele café da manhã caprichado, em frente ao jardim?

Momentos relaxantes como esse também podem fazer parte da rotina de quem mora em apartamento, usando a criatividade através dos jardins de inverno, que além de revigorar o ambiente, ainda trazem elegância.

Conceito desenvolvido em países de inverno mais rigorosos, esse tipo de jardim tem como principal objetivo criar áreas de iluminação e ventilação natural na residência. No Brasil, a beleza desses espaços ganhou adaptações ligadas ao nosso clima tropical, permitindo espaços abertos de verde dentro das residências.

Imagem Pinterest

 

São variadas as opções para ampliar o contato com a natureza, tanto com jardins cobertos com vidro ou abertos. Para saber qual melhor se adapta à planta do seu apartamento, o primeiro passo é escolher um arquiteto que compreenda seu estilo e objetivos. A análise de um profissional vai garantir que você tenha não só um espaço bonito, mas preparado para receber essa estrutura. Vale escolher junto também a empresa de paisagismo que fará orientações sobre a manutenção.

Para quem tem mais espaço ou não se importa em ocupar parte da área de circulação de um cômodo, pode compor um espaço de área verde no chão. Já para quem prefere ambientes mais amplos, porém não abre mão do contato com a natureza, os quadros ou paredes verdes são uma excelente alternativa.

Imagem Pinterest

 

Esses recursos também podem ser usados para destacar ou esconder um espaço ou até mesmo criar separações ‘vivas’ dos ambientes, tornando o espaço mais dinâmico e aconchegante. Além disso, o verde também pode estar na sacada, somando o ar puro com a presença da natureza.

Vale lembrar que não são todas as plantas que se adaptam a todos os ambientes, isso depende muito do quanto elas terão acesso ao sol e à chuva. O ideal para apartamentos é escolher aquelas que vivem bem em ambientes fechados, com sombra, não crescem muito e nem têm raízes invasivas. Entre essas, estão Samambaia, Bromélia, Espada de São Jorge e Cacto, por exemplo.

Imagem Pinterest

 

Depois de escolher o modelo de jardim e plantas que mais combinam com você e a sua casa, é importante ficar atento ao que precisa ser feito na estrutura para recebê-los. Entre as práticas que precisam ser conferidas com profissionais da área e dependem de cada projeto, estão a necessidade de impermeabilização do piso para evitar infiltrações; a colocação de pedras; sistema de drenagem; irrigação e manutenção diária.

Vale lembrar que você pode ter áreas verdes em qualquer cômodo da casa, o mais importante é entender o seu objetivo para aproveitar bastante e definir um mobiliário que combine e leve em conta esse espaço cheio de charme.

Central de Vendas (67) 3033-8840