Corpore Incorporadora

blog

Portal Corpore <

Como montar uma adega de vinhos em seu apartamento

Degustar um delicioso vinho no aconchego do seu apartamento, sozinho ou na companhia dos amigos, é uma experiência que está caindo cada vez mais no gosto dos brasileiros.

Degustar um delicioso vinho no aconchego do seu apartamento, sozinho ou na companhia dos amigos, é uma experiência que está caindo cada vez mais no gosto dos brasileiros. Para garantir que a sua bebida preferida esteja sempre presente nesses momentos, uma saída interessante é montar uma adega caseira.

 

Para preservar as características do vinho sem que haja perda sensorial, é importante reservar um cantinho especial do apartamento para garantir que a qualidade da bebida seja mantida. A adega pode ser algo prático instalado na cozinha ou até mesmo dar um charme especial às áreas de convívio fazendo parte da decoração.

 

Para isso, é importante escolher primeiro o espaço destinado aos seus rótulos devido a temperatura, pois não é recomendado deixar as garrafas em ambientes muito frios como as geladeiras e nem expostas ao calor. O ideal é um local fresco com pouca incidência de luz, especialmente a solar que pode degradar e envelhecer o vinho prematuramente. A umidade também deve ser controlada, para evirar o risco de aparecimento de fungos ou o encolhimento da rolha com consequente oxigenação do vinho, alterando sabor e aroma.

 

Podem parecer muitos aspectos, mas vamos mostrar que tem formas práticas de manter as suas bebidas com qualidade. Atualmente no mercado, existem adegas que tem um visual parecido com o de geladeiras mais elegantes e podem ser compradas prontas, vale pesquisar o tipo que mais te agrada se é a climatizada termoelétrica ou com compressor.

 

A adega climatizada termoelétrica possui internamente uma placa de cerâmica que faz troca de calor com ambiente externo, preservando a umidade adequada e temperatura mais baixa para conservar o vinho. Já a climatizada com compressor, apesar de parecida com a termoelétrica por fora, é diferente por dentro, com um modelo mais moderno que além de trocar o ar ainda resfria o interior, mas pode emitir um pouco mais de barulho. Ambas tem em diversas marcas e tamanhos.

 

Você também pode fazer uma adega passiva, que é aquela que não possui qualquer tecnologia para manter o ambiente adequado. Essa, no caso, precisa de uma estrutura para proteção de raios solares no cômodo e para manutenção de temperatura e umidade apropriadas.

 

Se aliada à decoração, a adega ainda pode trazer mais elegância aos seus espaços. Algumas alternativas são criar um ambiente na residência para degustar bebidas aliando a adega a uma cristaleira; embutir a estrutura em móveis de madeira; colocar a coleção em prateleiras ou pilares. Nesse caso, é interessante contar com a ajuda de um profissional que compreenda todos os requisitos necessários para que seus rótulos sejam mantidos com as características necessárias.

 

E se você gosta de manter uma coleção, mas quer um espaço que é a extensão da sua residência para apreciar com os amigos, o seu lugar é no Legacy Exclusive Residente da Corpore Construtora e Incorporadora. Pensado para quem gosta de exclusividade e elegância, o empreendimento possui em sua área de lazer o Wine Bar, um espaço temático com uma proposta diferenciada para que os moradores recebam convidados com requinte e sofisticação, em área interna e externa, para ocasiões especiais.

Central de Vendas (67) 3033-8840